O disco de corte diamantado é uma ferramenta utilizada para cortes eficientes e precisos em diferentes tipos de materiais. Por ser o diamante o elemento mais resistente da natureza, essa ferramenta apresenta uma alta resistência ao desgaste.
Mas, para que o seu equipamento de qualidade tenha durabilidade e garanta o uso por tempo prolongado, é preciso utilizar o disco de corte diamantado de forma correta e seguindo o protocolo de segurança.
Confira a seguir tudo sobre o disco de corte diamantado e quais as suas indicações de uso. Boa leitura!
Saiba que é o disco de corte diamantado e para que serve
O disco de corte diamantado é um material abrasivo com diamantes sintéticos nas pontas. Como o nome já diz, ele é utilizado para cortar materiais no seco ou úmido.
Esse tipo de disco de corte é mais utilizado no corte de rochas ornamentais, porcelanatos, cerâmicas e azulejos, por conter um acabamento e corte preciso. Mas também podem ser utilizadas para mármores e superfícies mais duras.
Além do mais, são ferramentas com durabilidade maior quando utilizadas de forma correta para preservar sua vida útil.
Confira a seguir os diferentes tipos de discos de corte diamantados que você encontra nas lojas de materiais abrasivos e como escolher corretamente o produto. Boa leitura!
Conheças os tipos de disco de corte diamantado e suas principais funcionalidades
Para garantir a qualidade do seu serviço e o bom acabamento da peça, escolher a ferramenta adequada para o tipo de superfície a ser trabalhada é essencial. Por isso, confira a seguir os tipos de disco de corte diamantado e quais as suas principais funcionalidades.
Disco diamantado contínuo
Esse tipo de disco de corte diamantado é indicado para o uso em porcelanatos, azulejos, pisos e ceramicas. Ele é utilizado por pedreiros e assentadores de piso para esses materiais citados, pois apresenta uma alta qualidade de acabamento com uma menor velocidade de corte, evitando o lascamento da superfície do material.
Disco diamantado segmentado
Já o disco de corte diamantado com banda segmentada é utilizado para materiais mais brutos que não precisam de alta precisão no corte, como o concreto, tijolo, reboco, refratários e basalto.
Disco diamantado turbo
Essa é a opção que junta a funcionalidade do disco diamantado de banca segmentada com a de banda contínua. Isso porque o disco tipo turbo é indicado para superfícies mais duras, porém que precise um acabamento mais fino, sem apresentar lascas ou rebarbas.
Dessa forma, pode ser utilizado para cortes em concretos, rebocos, refratários, tijolos, basalto e outros materiais que não requerem um acabamento com extrema lisura.
3 dicas para escolher corretamente o disco diamantado
Agora que você já sabe quais são os tipos de disco de corte diamantado e quando são indicados, tem outros fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o disco certo para realizar o seu serviço.
Confira a seguir 3 dicas do que atentar na hora de escolher o disco de corte para a sua empresa.
Leve em consideração o rendimento e a universalidade
Duas características devem ser levadas em conta na hora de escolher pelo disco abrasivo, que são a universalidade e o rendimento, ou seja, quanto metros o disco é capaz de cortar (rendimento) e a capacidade do disco apresentar um bom rendimento em diferentes tipos de material (universalidade).
Além disso, informações sobre o acabamento do corte (corte limpo, sem rebarbas), velocidade do corte e segurança também devem ser levadas em consideração na hora de escolher pelo produto.
Fique de olho na afiação
O disco de corte diamantado possui certas exigências que precisam ser seguidas para garantir uma maior durabilidade e vida útil da ferramenta. Como é o caso de manter o disco de corte diamantado refrigerado, mesmo aqueles de corte a seco, pois aumenta o seu poder de rendimento.
E caso o disco esteja perdendo o corte ou avançando com dificuldade, você pode aliar o disco com com rebolo de óxido de alumínio ou de carbureto de silício e, eventualmente, utilizar bloco de concreto ou cimentado comum.
Entenda a diferença entre corte a seco e corte com água
É preciso que você entenda que existem dois tipos de corte para o disco diamantado, o “corte a seco” e o “corte com água”.
Os discos de corte com água utilizam desse elemento para resfriar a banda de corte, removendo a poeira residual que pode ficar após a aplicação. Já discos de corte a seco utilizam a ventilação gerada pela rotação do disco para limpar essa poeira.
Os discos de corte a seco, normalmente apresentam 70% menos rendimento que os discos que utilizam água. Por isso, sempre que puder, escolha pela opção de disco de corte com água.
Dito isso, não abra mão da qualidade do seu material. Tenha em mente que todo esse equipamento terá um retorno positivo para a entrega final do seu serviço e investir nas suas ferramentas é essencial para trazer mais lucratividade para o seu negócio.
Pensando nisso, trabalhamos com as melhores ferramentas do mercado e diversas variedades para que você consiga entregar qualidade e excelente acabamento aos seus clientes. Clique aqui e conheça o nosso catálogo online de produtos abrasivos.